terça-feira, 30 de junho de 2009

Nova Hornet 2009

hornet-2009-amarela

A CB 600F Hornet enfim ganhou sua versão 2009 no território nacional. Com base nas informações contidas no site oficial da fabricante japonesa, aparentemente o modelo de média cilindrada recebeu apenas uma nova coloração — amarela metálica no lugar da vermelha. A opção preta permanece na linha.

A essência da naked segue intacta. Empurrada por um motor de 599cm³ e 16 válvulas, é capaz de atingir potência máxima de 102 cv a 12.000 rpm e torque máximo de 6,53 kgf.m a 10.500 rotações por minuto.

Segundo o hot site disponível na página da Honda (http://www.cb600fhornet.com.br/), a versão Standard tem preço sugerido de R$ 31.980, enquanto a Hornet com freios ABS sai por R$ 34.280. Mais informações sobre possíveis inovações devem ser divulgadas em breve.

As especificações técnicas são as seguintes:

Motor DOHC de 4 tempos, 4 cilindros, refrigerado a água, 599,3 cm³, alimentado por Injeção Eletrônica, com potência máxima de 102 cv (@12000 RPM) e torque máximo de 6,53 kgf.m (@ 10500 RPM), câmbio de 6 marchas e embreagem banhada a óleo. O tanque tem capacidade para 19 litros de gasolina e o cárter para 3,5 litros de óleo, e as dimensões são: Altura: 1090mm, Largura: 760mm, Comprimento: 2085mm, Distância Entre-Eixos: 1435mm, Distância mínima do Solo: 135mm, Altura do Assento: 864mm, peso seco: 173 kg (sem ABS) ou 177 kg (com ABS).

Sem dúvida, uma grande máquina, que enche os olhos de todos.

Veloso e a B-King

Segue aee brow as fotos...
Será q combina???


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segunda-feira, 29 de junho de 2009

Nova Suzuki V-Strom 650

A nova Suzuki V-Strom 650 foi feita especialmente para suas aventuras, ela é a melhor moto "Sport Enduro Tourer" peso-médio, combinando a versatilidade da Street, o conforto de uma Tourer e a resistência e o visual arrojado de uma Trail. Com um poderoso motor V2 que redefine a palavra dinâmico e com uma exclusiva caixa de marcha que proporciona diversão e conforto em qualquer tipo de estrada.
 
Nova Suzuki V-Strom 650
 
A Suzuki V-Strom 650 é a mais estradista das trail que ainda guardam um pouco das capacidades todo-o-terreno, mas a verdade é que são muitas as limitações deste modelo numa utilização fora de estrada. Tanto as suspensões, de curso curto, como as rodas, de 19" na frente, acabam por ditar um comportamento que não a torna muito apta para ambientes onde o asfalto não seja o piso principa. Aceita facilmente uns estradões de piso pouco irregular e pouco mais. Também já não são essas as características que os clientes procuram neste tipo de motos. Neste momento o conforto, versatilidade e bom comportamento em estrada, são as características mais valorizadas. Foi aqui que a Suzuki acertou em cheio com a V-Strom 650, uma trail média que tem na estrada o seu ambiente predileto.

O seu coração é um bicilíndrico em "V", um motor que foi colhido nas estradistas SV, umas desportivas sem grandes preocupações, mas que sempre se afirmaram graças ao seu motor. Esta unidade brilha por ser muito equilibrada, suave na resposta, elástica mas cheia. É uma unidade que aceita sem qualquer dificuldade uma utilização turística, podendo-se mesmo fazer viagens com passageiro e alguma carga sem que se sintam limitações de maior de potência. Por outro lado, é divertida o suficiente para nos dar algum prazer numa condução mais animada.

No que diz respeito à ciclística, a V-Strom apresenta-se uma moto muito madura, tendo como "espinha" dorsal um convincente quadro de dupla trave em alumínio. As suspensões apresentam um funcionamento acertado, filtrando bem as irregularidades do piso, sem serem excessivamente macias. Transmitem a quantidade de informação para nos sentirmos confortáveis numa condução desportiva.

É, no fundo, uma moto bastante polivalente, que se sente bem em condução rápida de montanha, numa utilização quotidiana e em viagem.

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sexta-feira, 26 de junho de 2009

A Nova CB300R

Seis meses depois de aposentar a CBX 250 Twister, a Honda lança a CB 300R para substituir a bem-sucedida naked urbana de 250 cm³. Sétima motocicleta mais vendida do Brasil em 2008, a Twister coleciona milhares de fãs: desde seu lançamento em 2001, foram quase meio milhão de unidades emplacadas. Para repetir o sucesso de sua antecessora, a CB 300R chega com o apelo de um motor de maior capacidade cúbica – 300 cm³ – alimentado por injeção eletrônica, além de um design inspirado nas grandes nakeds da Honda, como a CB 600F Hornet e a CB 1000R.

CB 300R Honda

"Nós trabalhamos no desenvolvimento de um design para surpreender o consumidor que tem na Hornet 600 um modelo de aspiração", resumiu José Luiz Terwak, gerente de novos produtos da Honda. Basta por os olhos na nova CB 300R para identificar as linhas que marcam as motos Honda no segmento naked. A começar pelo conjunto óptico. Farol triangular mais potente (55/60W) com uma pequena carenagem que traz o painel embutido. Rabeta minimalista e uma única saída de escape mais curta na lateral da moto.

Se o desejo do proprietário de Twister for ter uma motocicleta que lembra a Hornet, como apontam as pesquisas feitas pela montadora, os projetistas da Honda acertaram a mão na CB 300R. Só não combinaram com a moto, na minha visão, as mesmas luzes indicadoras de direção (piscas) da Twister e os espelhos retrovisores cromados.

As linhas harmoniosas de todo o conjunto passam a imagem de uma moto maior que a capacidade do motor. Para isso ajuda o tanque de 18 l (na Twister eram 16,5 l) e os dois defletores de ar que, além da função estética, ajudam na refrigeração do motor. Outro detalhe são os pneus Pirelli Sport Demon em medidas mais largas: na dianteira, é 110/70 e, na traseira, 140/70 (a Twister usava pneus 110/80 e 130/70, respectivamente). Ambos em rodas de liga-leve de aro 17", com novo desenho.

Mais potência, menos marchas

O aumento da capacidade cúbica do motor teve como objetivo atender à terceira fase do Promot 3 sem prejudicar o desempenho da naked urbana. "Trabalhamos em um motor que atendesse à legislação brasileira. Nessa nova fase do Promot, é preciso uma maior capacidade para ter uma menor emissão de poluentes, principalmente nas medições até 120 km/h", explica Terwak.

Os 291,6 cm³ são frutos de um aumento no diâmetro e no curso do pistão (79,0 x 59,5 mm). Afinal, a arquitetura continua a mesma: um cilindro, comando duplo no cabeçote (DOHC), quatro válvulas e refrigeração mista (a ar com radiador de óleo). Até aqui, nada de novo, exceto a capacidade. Os dutos de admissão e exaustão e as válvulas foram retrabalhados para se adaptarem à alimentação por injeção eletrônica de combustível – sistema programado (PGM-FI) – projetada pela Keihin para a CB 300R.

O resultado é mais potência: 26,5 cv (contra os 24 cv da Twister), em uma rotação menor, a 7.500 rpm (eram 8.000). E também mais torque: 2,81 kgm a 6.000 rpm – contra 2,48 kgm na aposentada 250. Com mais potência a uma rotação menor e mais torque, a Honda optou por equipar a CB 300R com um bem-vindo câmbio de cinco marchas, acabando com a "questão" das constantes reduções de marchas que a Twister pedia em ultrapassagens ou subidas mais íngremes.

Na pista de testes em Rio Preto da Eva (AM), no meio da Floresta Amazônica, tivemos a oportunidade de ter o primeiro contato dinâmico com a nova motocicleta Honda. Pode-se afirmar, sem dúvida, que os consumidores não sentirão falta da sexta marcha.

Fotos CB 300R Honda

Primeiras impressões

Assim como os fãs da Twister, eu estava ansioso por experimentar a nova CB 300R. Ao montar, já se nota que a posição de pilotagem mudou. O piloto fica mais próximo do guidão, que está mais elevado, e o banco mais estreito facilita o encaixe das pernas.

Ao girar a chave, que agora tem o sistema antifurto de outros modelos, o belo painel ganha vida e se percebe o enorme conta-giros ao centro e o pequeno velocímetro digital – ambos claramente inspirados nos da Hornet.

Acordado, o motor mostra vigor e mais força, além de respostas instantâneas ao acelerador. No slalom montado para o teste, a nova CB 300R contornava os cones sem engasgos. Como também fizemos o percurso com a antiga Twister, percebemos claramente as mudanças. A aposentada naked tinha dificuldade para manter um funcionamento linear: em segunda marcha o motor pedia mais rotações e, em primeira, gritava demais. Com a nova CB 300R, há mais suavidade e um câmbio que permite aproveitar melhor a força do motor.

Em alta velocidade, a potência não faz tanta diferença. Na reta de quase 2 km, o ponteiro analógico da Twister chegava a 140 km/h. Já na nova CB 300R os números digitais cravaram 142 km/h.

Os mesmos freios

As mudanças ciclísticas na CB 300R são poucas e percebidas apenas na prática. Na ficha técnica, o mesmo quadro berço semi-duplo em aço, com garfo telescópico na frente e monoamortecedor atrás. As especificações e o curso do conjunto de suspensão são praticamente os mesmos da Twister: curso de 130 mm na dianteira e agora mais 5 mm na traseira, ou seja, 105 mm de curso. Só ao rodar pela pista de paralelepípedo que se nota que estão mais rígidas, já que as molas internas foram recalibradas. Um ponto negativo é que a balança traseira, antes de alumínio, agora é de aço.

Outra mudança foi feita no ângulo de cáster (a "inclinação" do garfo dianteiro) ligeiramente mais fechado e também na maior distância entre os eixos – aumentou de 1369 mm para 1402 mm, pouco mais de três centímetros maior. Com isso, a nova CB 300R ganha mais agilidade em mudanças de direção e curvas mais fechadas, e teoricamente mais estabilidade em velocidades mais altas.

Outra decepção ficou por conta do sistema de freios: são exatamente os mesmos da aposentada CBX 250 Twister. Um disco de 276 mm de diâmetro na roda dianteira e o obsoleto tambor na traseira. Sob a alegação de que o tambor oferece facilidade de manutenção, a Honda, na verdade, quis reduzir custos para não ficar muito acima da concorrência no quesito preço.

Fotos CB 300R - Nova Twister 2009

Mercado

Disponível nas cores prata, preta, vermelha e dourada, a nova CB 300R vai ter preço público sugerido de R$ 11,49 mil. Porém deve chegar às concessionárias da marca custando R$ 12,3 mil.

A principal concorrente da nova CB300R é a Yamaha YS250 Fazer. Como ainda está sendo vendida em seu modelo 2008 que, apesar de injetado, ainda não atende ao Promot 3, a Fazer 250 tem preço sugerido de R$ 10.477. Porém com motor menor e um desenho mais antigo que a nova CB 300R.

A Honda acredita que até o final do ano sejam comercializadas 50 mil unidades da nova naked CB 300R, mesmo volume de vendas da Twister na época do seu lançamento.

FICHA TÉCNICA – Honda CB 300R

MOTOR
Quatro tempos, um cilindro, DOHC, quatro válvulas por cilindro, arrefecido a ar, 291,6 cm³
POTÊNCIA
26,53 cv a 7.500 rpm
TORQUE
2,81 kgm a 6.000 rpm
ALIMENTAÇÃO
injeção eletrônica de combustível PGM-FI
CÂMBIO
Cinco velocidades
TRANSMISSÃO FINAL
Corrente
PARTIDA
Elétrica
RODAS
Dianteira e traseira de aro 17", de liga-leve
PNEUS
Dianteiro 110/70 – 17M/C (54H); traseiro 140/70 – 17M/C (66H)
CHASSI
Quadro em aço tubular de berço duplo, com comprimento de 2.085 mm, largura de 745 mm, altura de 1.040 mm, entreeixos de 1.402 mm, altura mínima do solo de 183 mm, altura do assento de 781 mm e peso a seco de 143 kg
TANQUE
18 l (3 l de reserva)
SUSPENSÕES
Dianteira com garfo telescópico de 130 mm de curso; traseira monoamortecida com 105 mm de curso
FREIOS
Dianteiro com disco simples de 276 mm de diâmetro com pinça de pistão duplo; traseiro a tambor com 130 mm de diâmetro
CORES
Preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica
PREÇO
R$ 11,49 mil

Fonte:


Texto: Arthur Caldeira/InfoMoto
Fotos: Divulgação


http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Motos_Conteudo.vxlpub?hnid=42260

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mais Fotos do 9º Encontro Nacional de Pirapora-MG

Galera do Águias dos Montes no 9º Encontro Nacional de Motociclistas de
Pirapora-MG.

Estava show de bola!!!

FESTA DO BISCOITO DE JAPONVAR-MG



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