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sexta-feira, 31 de julho de 2009
VIAGEM A MONTEZUMA-MG
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terça-feira, 28 de julho de 2009
Foguete Alemão - BMW K 1300S
Texto: Arthur Caldeira - Fotos: Gustavo Epifânio / Agência INFOMOTO
Bom lembrar que essa BMW, diferentemente de suas concorrentes nipônicas, não foi projetada para ser uma moto de pista. Mas sim uma moto para se rodar com rapidez e bastante esportividade por estradas – de preferência uma Autobahn alemã sem limite de velocidade.
Motor mais potente
O motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida, alimentação eletrônica e DOHC ganhou mais 8 cv – agora são 175 cv que querem fugir logo ao se acionar o botão de partida. O propulsor ronca compassadamente e de forma abafada pelo escapamento que atende às rígidas normas européias.
Mas, de fato, o dado mais importante não é a potência máxima, mas sim a rotação que ela é atingida. Na versão anterior, a cifra chegava nas 10.250 rpm. Agora nesse motor de 1.300 cc, os cavalos aparecem a 9.250 rpm, ou seja, com o motor girando 1.000 rotações a menos tem-se ainda mais potência.
E no torque, o número que impressiona não é o aumento de 1,0 kgf.m no par máximo (14,2 kgf.m a 8.250 rpm). Mas sim o fato de que 70% dessa "força" já está disponível a partir dos 3.000 giros. O que resulta em uma moto mais fácil de pilotar e também em uma aceleração desconcertante.
Ao engatar a primeira marcha percebi outra alteração que a BMW fez em sua esportiva. O engate está muito mais silencioso. Nessa nova versão o "clanc" característico do eixo-cardã ainda persiste, mas bastante minimizado.
Depois de analisar as mudanças na nova BMW K 1300S estacionada, era hora de acelerar o foguete alemão para conhecer seu comportamento em pista – o teste foi feito em um autódromo particular fechado.
Além dos engates suaves do câmbio, outra novidade na versão Premium testada era o shift assistant, que permite subir as marchas sem acionar a embreagem ou tirar a mão do acelerador. Comum em motos de corrida a traquitana facilita bastante a vida de quem quer pilotar esportivamente. Nas saídas de curva, basta subir a marcha sem tirar a mão do acelerador para os giros crescerem rapidamente, assim como a velocidade.
Se na ficha técnica, o novo motor impressiona, durante a pilotagem foi o câmbio que mais me chamou a atenção. O funcionamento está mais preciso e suave. As marchas parecem engatar sem trancos ou barulhos.
Já nas suspensões, a grande mudança está na dianteira. O exclusivo sistema Duolever – em que há apenas um amortecedor montado sobre dois braços – ganhou um braço longitudinal inferior em alumínio forjado, mais leve. A grande vantagem do sistema é não transmitir as imperfeições do solo diretamente ao guidão.
O ESA II, ajuste eletrônico de suspensão que foi atualizado, permite nove combinações entre regulagem de compressão e retorno e também da précarga da mola. Optei pelo modo "Sport" para apenas o piloto. Achei-o rígido demais. Mesmo em uma pista, preferi o modo "Normal" na regulagem da compressão e retorno.
Transmitia a mim mais confiança para curtir a K 1300S na pista. Para frear, abusei do moderno conjunto – dois discos de 320 mm na frente e um disco de 265 mm atrás - para retardar ao máximo a frenagem e algumas vezes até abusar do ABS. Em conjunto com o controle de tração (ASC), que evita derrapagens em pisos escorregadios e em acelerações exageradas, passava a sensação de que essa 1300S é uma das motos mais seguras que já pilotei.
Quadro, suspensões e freios, enfim todo o conjunto ciclístico respondia muito bem quando exigido. Permitiam deitar bastante nas curvas ou abrir o acelerador no máximo na reta da pista. Então os cavalos do novo motor apareciam e levavam essa BMW a mais de 220 km/h.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Relação de Botecos
23/7/2009 Chico´s Bar
30/7/2009 Zero Grau - Interlagos
06/8/2009 Ultra Leve - Avenida (novo)
13/8/2009 Kentura Kente II
20/8/2009 Uai-Tchê
27/8/2009 Obelisco
03/9/2009 Cia do Churrasco - Avenida
sexta-feira, 3 de julho de 2009
CBR 1000 RR - 2009 "com C-ABS"
Para 2009 a Honda não terá alterações significativas na sua super-esportiva . A Fireblade estará disponível com novos esquemas de cores e pinturas, incluindo a réplica da pintura Repsol Honda de MotoGP.
Em '08 foi apresentada uma nova CBR1000RR, que para '09 não irá sofrer quaisquer alterações de motor, ciclística ou equipamento.
A única e grande novidade neste modelo para '09 será a utilização pela primeira vez do sistema Combinado ABS (C-ABS). O exclusivo sistema de freios Combined ABS controla eletronicamente a distribuição da frenagem com precisão, evitando o travamento das rodas e melhorando o controle e estabilidade da motocicleta.O ABS Combinado com comando eletrônico irá permitir ao condutor conduzir a CBR100RR garantindo uma maior segurança nas freadas mais fortes.
Em frenagens no limite o sistema C-ABS irá atuar imediatamente, mas de uma forma muito suave, pois a Honda pretende que a transferência de forças na freada não altere em nada o comportamento da moto, ou do condutor. É um sistema bem vindo a quem procura fazer pilotagens esportivas e ao mesmo tempo quer uma segurança extra.