terça-feira, 29 de setembro de 2009

Freios ABS serão obrigatórios no EUA

Aproveitando a onda do ABS, que será um opcional da CB300R em 2010, uma notícia interessante: Nos próximos anos, todas as motos vendidas nos EUA deverão possuir freios ABS de série.

 
Freio ABS

Freio ABS



Estatísticas dizem que motos com ABS sofrem 28% menos acidentes do que as motos com freios normais. Isso por si só já justifica o uso do equipamento, e como lá eles não estão muito preocupados com o aumento dos preços das motos, provavelmente será lei em breve.

Eu acredito que, se adotado em massa, o custo do equipamento pode ser tão barateado a ponto de nem alterar os preços das motos. Modificações em linhas de produção custam muito mais dinheiro do que os componentes do equipamento em si.

Freios ABS

Freios ABS

Freios ABS


ABS – Anti-block System, ou sistema anti-bloqueio, é uma tecnologia bem antiga, mas que ultimamente tem recebido muitas melhorias e tem se popularizado bastante. Trata-se de um sistema eletrônico que monitora o funcionamento dos freios da moto, e que quando percebe que uma das rodas travou devido a uma frenagem feita incorretamente, desbloqueia a roda, permitindo que ela gire novamente.

Quando a roda trava, ela perde a aderência ao solo. Em carros, isso ocasiona a perda do controle, pois a direção passa a não obedecer ao comando do motorista. Nas motos o problema é ainda pior, pois o equilibro delas depende do controle, e quando há um travamento das rodas as chances de queda são muito grandes. O ABS elimina esse problema, e garantindo que o condutor sempre tenha o controle da moto em qualquer situação. Além disso, a frenagem com freios ABS sempre atingirá o limite máximo entre a perda de velocidade e a perda de aderência, garantindo que a moto vai parar o mais rápido possível.

Interruptor Freios ABS

Interruptor Freios ABS

As motos da BMW já contam com freios ABS a muitos anos, inclusive, neste mês ela comemorou a fabricação da milhonésima moto com ABS. Já a Honda, começou a usar ABS recentemente, com um sistema novo chamado CBS – Combined ABS, que é um sistema onde ambos freios traseiro e dianteiro são acionados ao mesmo tempo, e um sistema eletrônico determina a intensidade da frenagem em cada um deles, além de garantir que nenhuma das rodas vai travar, como o ABS já faz.

Já pensou se no Brasil o ABS fosse obrigatório?
 

Nenhum comentário: